top of page

Entrevista com Alana Martinho

  • santosfilipaalex
  • 11 de jul. de 2017
  • 2 min de leitura

Alana Martinho é uma jovem escritora brasileira com 18 anos. Surreal foi a sua primeira obra publicada.

Lista de livros:

· Surreal – na sombra de uma dimensão

· Antes de dormir

1. Desde quando é que escreve?

R: Sempre amei escrever, desde criança, escrevia como uma forma de desabafo. Então, por volta dos 12 anos decidi escrever livros.

2. Como descobriu a sua paixão pelos livros?

R: Quando eu era criança não tinha acesso a muitos livros; mas na minha casa tinha alguns livros didáticos de português e minha mãe lia alguns dos textos para mim (ela tinha o maior carinho por esses livros). Com o passar do tempo fui ganhando novos livros (poucos, mas já era um começo) daí em diante eles passaram a ser meus companheiros inseparáveis.

3. Qual é o género que mais gosta de ler? Por quê?

R: Amo ler de tudo, mas sou apaixonada por livros de suspense. Adoro desvendar mistérios!

4. Costuma colocar as suas experiências de vida nas suas histórias?

R: Eu costumo evitar. Mas parafraseando Carlos Ruiz Zafon, cada livro contém a alma de quem o escreveu. Portanto acredito que cada história carrega consigo um pouco da vida do autor.

5. Qual foi o livro que mais marcou a sua vida?

R: Eu Sou O Mensageiro.

6. Indique 5 livros preferidos.

R: A Sombra do vento

Eu Sou O Mensageiro

O Jogo do Anjo

Entre o Agora e o Nunca

Quem é você, Alasca?

7. O que é que lhe motivou para continuar a escrever o seu livro?

R: Eu sempre começava histórias e nunca as terminava, então teve um dia em que levantei e percebi que se eu queria mesmo ser escritora, eu teria que me dedicar, teria que escrever algo até o fim. Pensei muitas vezes em desistir e, claro, tive alguns amigos que me incentivaram a continuar, mas acho que o principal foi pensar “se eu não fosse escritora, o que eu seria?”.

8. Como foi criar as suas histórias?

R: Sempre achei divertido criar histórias. Foi maravilhoso criar o Surreal, assim como foi e está sendo incrível a elaboração de minhas outras narrativas. Surreal foi uma grande e demorada realização.

9. Fale um pouco da sua história.

R: Surreal foi minha primeira obra publicada, minha primeira obra finalizada, minha primeira obra exposta; por isso, embora não seja minha melhor obra, ainda é o meu xodó. Acima da fantasia, Surreal mostra uma garota que aprende a lidar com o improvável, aprende a conviver com as mudanças, percebe que as pessoas podem ter muitas facetas e descobre uma maneira de ser importante onde todos parecem ser superiores.

10. Está pensar em publicar mais algum livro?

R: Talvez. Surreal tem uma continuação que surpreendeu até a mim mesma, seria errado não trazê-la ao público. E Antes de Dormir já está finalizado e passando por uma minuciosa revisão. Os demais livros, ainda não tenho certeza se estou preparada para apresentá-los.

11. Como conheceu a aplicação “wattpad”?

R: Foi por meio de uma amiga que costumava ler fanfics. Ela me indicou a plataforma e me encorajou a publicar lá.

Comentários


Tags
bottom of page