Entrevista com Sandro Vita
- santosfilipaalex
- 8 de jul. de 2017
- 5 min de leitura
Hoje trago uma entrevista ao escritor Sandro Vita. Espero que gostem!

Sandro Vita tem 38 anos de idade e durante vinte, trabalhou com informática e tecnologia, o que permitiu adquirir uma interessante e criativa visão sobre as pessoas e o mundo. É brasileiro da cidade do Rio de Janeiro. Devoto de São Jorge e de que todos podemos ser melhores, a cada dia, começando pelo mais simples.
Desde 2010 mora na Europa, junto com sua amada esposa. Como imigrante, viveu os primeiros três anos em Portugal, onde a ideia de contar histórias para jovens e adultos, se concretizou. Em 2013 mudou-se para Londres no Reino Unido, onde desde então, busca consolidar-se no mercado literário internacional, através de um dedicado investimento pessoal, realizando vários estudos, projetos, cursos e palestras.
O livro Porta do Sol é sua primeira publicação e apesar de ser preterida por algumas editoras, foi lançada de forma independente. Porta do Sol é o início de um projeto maior que inclui o desenvolvimento do universo de seus personagens em outros volumes, já em andamento.
Atualmente Sandro escreve o segundo volume (de título: Linha Negra) com previsão para 2018. Em paralelo, desenvolve uma coletânea de 13 pequenas histórias para crianças e um romance (ainda sem título) para o segundo semestre de 2017. Além disso realiza uma certificação como jornalista pelo British College of Journalism.
É formado em administração de empresas de tecnologia. Além de ter concluído o curso sobre escrita criativa para crianças e adolescentes, através do Write Storybooks for Children e o Write Fiction Storybooks. Também participa de forma ativa em concursos e fóruns da revista Writing Magazine do Reino Unido e escreve nos idiomas português e inglês para dinamizar o acesso as suas histórias. Sempre que convidado escreve para blogs, sites, revistas e jornais.
Link do wattpad: Em desenvolvimento. Será uma série de nome “Violência Urbana” com previsão de estreia em 15 de julho deste ano.
Uma mensagem para os leitores: Saber ler é um presente de Deus, mas saber interpretar o que foi lido é o que faz o milagre acontecer.
Lista de livros:
Porta do Sol – Publicado em março/2017
Quando dormem os girassóis – Publicação prevista para setembro/2017
Linha Negra - Publicação prevista para 2018
1. Desde quando é que escreve?
R: Desde quando ganhei meu primeiro concurso de redação na escola aos 10 anos de idade. Profissionalmente desde de 2013.
2. Como descobriu a sua paixão pelos livros?
R: Sou uma pessoa muito, muito, muito curiosa e um livro fechado me dá coceiras. Eu meio que preciso saber o que existe dentro deles.
3. Qual é o género que mais gosta de ler? Por quê?
R: Amo ler histórias de suspense, mas daqueles que misturam uma boa dose de terror com um toque de mistério e se possível um romance leve para dar um gostinho. Por que? Ah, eu gosto da sensação da surpresa. Da adrenalina gerada pelo medo e a ansiedade.
4. Costuma colocar as suas experiências de vida nas suas histórias?
R: Sempre.
5. Qual foi o livro que mais marcou a sua vida?
R: O Alquimista de Paulo Coelho, porque algo similar aconteceu comigo na vida real, antes mesmo de ler o livro.
6. Indique 5 livros preferidos.
R: Eu tenho muitos livros que adoro e que considero preferidos, alguns marcaram momentos importantes da minha vida como leitor e como escritor então relacionar cinco é uma missão difícil. Indicarei 6 porque tem um que é fundamental indicar. Aqui estão eles: (não necessariamente nesta ordem:)
Porta do Sol – Sandro Vita
O apanhador no campo de centeio – J. D. Salinger
Meu nome é vermelho – Orhan Pamuk
Ensaio sobre a cegueira – José Saramago
Toda a coleção Operação cavalo de tróia – J. J. Benítez
O alquimista – Paulo Coelho
7. O que é que lhe motivou para continuar a escrever o seu livro?
R: Minha motivação foi a necessidade de compartilhar com outras pessoas as lições que aprendi com as minhas experiências. Contudo, nos momentos mais difíceis, onde quis abandonar a ideia de escrever o livro Porta do Sol, (foi um processo difícil que durou quatro anos), minha esposa foi quem me deu maior apoio, assim como alguns amigos próximos.
8. Como foi criar as suas histórias?
R: Foi uma mistura de prazer, sonho e medo. Por vezes minha esposa achou que estava louco, porque eu falando sozinho na sala, conversando com as personagens. Sim, eu vejo, ouço e converso com as personagens como se elas existissem de verdade.
9. Fale um pouco da sua história.
R: Minha história como escritor pode ser encontrada no livro Porta do Sol que fala principalmente da vida de um imigrante. Dos desafios de viver fora de sua terra natal, longe da família e na incerteza de um futuro ameaçador. Ao mesmo tempo a história mistura um toque de ficção para abordar o tema da “lealdade”, mas não apenas a lealdade entre os amantes. Tento no livro tratar da lealdade para consigo mesmo, quando por exemplo, nos pegamos frente a uma decisão difícil, mas que precisa ser tomada. Encarar o fato de que a decisão pode ser boa ou ruim e ainda assim escolher, ainda assim seguir em frente, é um ato que considero de “lealdade” para consigo mesmo e para com os outros na qual esta escolha influenciará.
10. Está pensar em publicar mais algum livro?
R: Sim. Tenho um novo romance quase pronto, com previsão de publicação em Setembro deste ano. Além disso no Wattpad estou começando uma série de terror realista que leva o título “Violência Urbana”.
11. Como conheceu a aplicação “wattpad”?
R: Pesquisa na internet sobre plataformas de publicação.
Sinopse do livro "Porta do Sol"
Que mistérios envolvem o processo de decidir? Em algum momento faremos escolhas, certas ou erradas, que mudarão por completo o nosso caminho. Agora, imagine alguém capaz de saber, quando e onde, estas escolhas devem ser feitas?
É assim que a jornada de Alexandre Natan começa no interior do Rio de Janeiro. Quando conhece Ruberte Henriques, um português bonachão, que o identifica como um construtor de Portas do Sol. Alguém capaz de identificar o momento correto em que devemos tomar as rédeas de nossas vidas e lutar pela felicidade.
Para desenvolver suas habilidades, ele é convidado a ingressar no sinistro grupo Supremacy - uma organização com poderes para influenciar o destino de nações inteiras. Porém, antes ele terá que resistir a Maud Z, a líder do movimento de oposição, conhecido pelo nome de Leões Negros. Dona de uma vasta rede de contatos, ela fará a vida de todos virar um inferno, para dominar o segredo que permite intervir na vida alheia.
Natan arrisca tudo ao abraçar a ideia de que pode conquistar o controle sobre o seu futuro. Isso o obriga a emigrar, junto com sua esposa Tessa para a Europa, onde cumprirá as ordens de seu mentor Azhym e de sua orientadora Laurien, durante os primeiros anos do seu treinamento. Sob a pressão da saudade da família, de ataques preconceituosos, da necessidade de adaptação a uma nova cultura e um intenso processo de aprendizagem, Natan enfrentará seus piores medos. Desafios que o levarão a despertar macabros acontecimentos de seu passado, enquanto cumpre missões secretas em Portugal, mas que também o condizem por Espanha, Alemanha, República Tcheca, Brasil, França e Reino Unido.
Baseada em fatos reais, Porta do Sol é a história de um casal de imigrantes brasileiros que luta para conquistar seu espaço ao sol. É um livro sobre a importância da lealdade nos dias de hoje e acima de tudo, sobre acreditar no poder de nossas escolhas.
Comentários