top of page

Entrevista com Catarina Cunha

  • santosfilipaalex
  • 5 de jun. de 2017
  • 3 min de leitura

Hellooo! Hoje trago uma entrevista com uma escritora do wattpad que admiro imenso. Catarina já está a pensar em publicar o seu livro "Memórias" em físico.

Seguidamente, também irá sair uma resenha do livro "Memórias", ainda disponível na aplicação wattpad.

Catarina Cunha é uma jovem portuguesa de 18 anos que sempre adorou escrever, com o tempo decidiu usar o Wattpad para publicar as suas próprias histórias online. Agora decidiu dar outro passo na área da escrita e publicar o seu primeiro livro no qual diz que "revela uma dedicação enorme na escrita."

1. Desde quando é que escreves?

C: Mais ou menos com treze anos eu iniciei a escrita como hobbie. Lembro-me de fazer pequenos textos e até peças de teatro em cadernos. Com o tempo percebi que a escrita faz parte de mim.

2. Como descobriste a tua paixão pelos livros?

C: Com quinze anos descobri que os livros são algo maravilhoso e indespensável na minha vida. Percebi que com os livros posso ter o meu mundo e estar na pele das personagens. Muitas pessoas têm paixões e a minha sem dúvida é os livros porque com eles viajo e escapo da realidade. É um meio muito bom de nos manter ocupados duma forma saudável e também adquirimos mais conhecimentos.

3. Qual é o género que mais gostas de ler? Por quê?

C: Gosto de ler qualquer livro, mas os meus preferidos é a categoria dos romances. Não sei bem explicar o porquê, mas cativa uma pessoa a saber o futuro das personagens apaixonadas.

4. Costumas colocar as tuas experiências de vida nas tuas histórias?

C: Sim, também é uma forma de desabafar. Mas só ponho algumas coisas, gosto de criar as minhas próprias personagens. Gosto que elas sejam diferentes e que demonstrem o que são ao longo dos capítulos.

5. Qual foi o livro que mais marcou a tua vida?

C: O livro que mais gostei até à data foi "um novo amanhã." Aconselho a ler.

6. Indica 5 livros preferidos.

- As raparigas

- viver depois de ti

- quando a neve cai

- eleanor & park

- um refúgio para a vida

7. O que é que te motivou para continuar a escrever o teu livro?

C: Não foi bem motivação. Eu quis fazer algo sério na àrea da escrita e comecei a elaborar uma história diferente das habituais.

8. Como foi criar ”Memórias” ?

C: Foi maravilhoso. Adorei escrever a "Memórias" Levou tempo, até porque a história é grande e posso dizer que estou orgulhosa de mim mesma por a ter acabado e de futuramente estar numa editora. Não foi fácil, houve dias que queria desistir, mas o que fez não desistir foi o meu grande sonho de ter um livro meu publicado.

9. Fala um pouco da história.

C: A "Memórias" é um romance/drama. Tentei que com esta história seja diferente e de algum modo focar problemas que os adolescentes têm nos seus dias a dias e que não sabem lidar. É o que acontece com a Sofia e com o Oliver que têm muitos problemas e que a única solução de ficarem bem é de estarem um com o outro.

10. Qual é a maior dificuldade em ser escritor?

C: Saber se os meus leitores gostam daquilo que escrevo ou das minhas ideias. Fico sempre reticente porque tenho tantas ideias e depois não sei se os meus leitores vão gostar.

11. Depois de publicar “Memórias”, estás a pensar em publicar mais algum livro?

C: Sim, já estou a trabalhar nele. Vai ser diferente da "Memórias", mas também é uma história realista e decorre nos tempos de hoje.

12. Como conheceste a aplicação “wattpad”?

C: Inicialmente eu lia fanfics no facebook, mas depois vi que essas raparigas também publicavam nessa rede social e acabei por criar conta e criar as minhas primeiras histórias, mas que acabei por apagar porque a minha escrita evoluiu.

Espero que tenham gostado e não se esqueçam de ver a resenha sobre "Memórias."

Comentários


Tags
bottom of page